sexta-feira, 6 de março de 2020

Psicólogo preciso de ajuda! O que eu devo fazer?

   
Alguma vez você pensou ou fez a pergunta ao Psicólogo: O que eu devo fazer? 


Mas afinal, o Psicólogo dá Conselhos? 
A resposta é Não! O psicólogo não oferece conselhos! 
Mas e agora?

Acredito que melhor do que os conselhos, são os questionamentos!

Conselhos x Questionamentos

É através dos questionamentos que o psicólogo pode fazê-lo compreender quais motivos estão te impedindo de tomar decisões e também ampliar a compreensão da situação... dentre outros benefícios.

Mas então se eu fui para o psicólogo e ele não me disse o que fazer, então que tipo de ajuda é essa?

Quem oferece conselhos, provavelmente se deparou com uma dúvida sobre um determinado assunto, assim refletiu e chegou - naquele determinado momento - o que é melhor para ele concluir sobre tal assunto. Veja a palavra em destaque: O melhor para ele e não para você!

Afinal, quem é a pessoa mais importante nesse par - cliente e psicólogo? Eu te respondo: é você!


Diferença de quem oferece conselho x quem oferece oportunidade de reflexão


A pessoa que oferece conselho, já percorreu todo o processo de reflexão: pesquisou, ampliou a compreensão, pensou em possibilidades, pensou em consequências, se conheceu melhor, percebeu as diferenças entre ela e o outro, bem como a história de cada um dos envolvidos. 
Percebe quantas coisas e questionamentos estão envolvidos nesse pequeno trecho acima? O psicólogo poderá oferecer um espaço e oportunizar reflexões, pois acredita na sua autonomia e no seu potencial de desenvolvimento.

As vantagens de refletir através de questionamentos

O processo de refletir, através dos questionamentos, é muito rico e importante, porque diante de conflitos há chance de crescimento pessoal...isso significa amadurecer, pois diante das suas dificuldades poderá encontrar uma solução, a sua solução. Portanto, não é justo alguém lhe dar conselhos...porque todo o processo rico de refletir você acaba de perder.

Você pode até seguir conselhos...mas algumas vezes ele nos leva para algum caminho que não tinha haver com nossa singularidade. Nisso perdemos tempo...pois queremos às vezes seguir os passos dos outros...vestir o calçado que não é confortável aos nossos pés. E como vai seguir essa caminhada desse jeito?


Consequências dos conselhos


Dar conselhos é empurrar uma pessoa a um caminho determinado, questionar é ajudá-la a compreender melhor as situações e embasá-la para uma decisão mais congruente. Não permita que outros tomem o rumo de sua vida. As pessoas são importantes em nossa relação, mas colocar todo o seu caminho a seguir na responsabilidade de outra pessoa, é ficar no lugar de dependência e apatia.

Vamos para o lugar de autonomia e responsabilidade consigo mesmo? Sei o quanto é difícil, mas quanto mais falar e pensar sobre determinado assunto ou conflito, maior a possibilidade de encontrar uma solução mais saudável.

Quando o ser humano resolve algum desafio, da maneira mais justa, ele se fortalece...mais uma conquista em sua biografia.

Mais detalhes sobre a função da Psicoterapia? Clique nessa postagem O que é Psicoterapia


Esse texto te ajudou? Envie comentários e sugestões! Se te ajudou, compartilhe com seus amigos! 
Te  convido também ler os outros textos do blog! 

Abraços e até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário